domingo, 21 de novembro de 2010

O cortiço




A Cia. Arteatrando, que resisti culturalmente na cidade de Amparo há quatorze anos, estréia no próximo dia 20 de novembro - Dia da Consciência Negra - em sua sede, a Casa do Teatro, seu mais novo espetáculo "O Cortiço" de Aluisio Azevedo, uma das obras mais importantes do realismo brasileiro. A apresentação será realizada às 19 horas e terá entrada franca. Os ingressos podem ser adquiridos na Casa do Teatro.
Ambientando na década de 1870, O Cortiço constitui um bom retrato da época e o primeiro romance de massa da literatura brasileira, denunciando a exploração e as péssimas condições de vida dos moradores das estalagens ou cortiços, 11% da população do Rio de Janeiro na época. O romance é considerado por muitos estudiosos das ciências humanas e sociais como um documento histórico, em primazia de ser uma obra-prima literária.
Aluísio Azevedo, segundo relatos de contemporâneos, conheceu in loco os cortiços, visitando-os e até mesmo alugando um quarto num deles. Influenciado pelas teorias deterministas da época, Aluísio criou um romance de tese, usando a obra de ficção como um laboratório para demonstrar que o homem é fruto de sua constituição psicofisiológica e do ambiente em que vive. A força do meio, aliás, é tão decisiva que se pode considerar o Cortiço como a personagem principal, conforme assinalou o crítico Antônio Cândido: "O romance é o nascimento, vida, paixão e morte de um cortiço."
No elenco oito atores: Ana Luiza Garritano, Arminda Riolo, César Póvero, Everton Red, Handré Campos, Maria Angélica Urbano, Matheus dos Santos e Pola Godoy.
O espetáculo conta ainda com a participação em vídeo das atrizes Sol Salabré, Dryka Pereira, Elisa Santiago, Eliete e Baiana interpretando a personagem Bertoleza.
Os painéis cenográficos foram pintados pelo artista Plástico Carlos Martins. O elenco contou com Oficina de Máscaras por Mary Clair Peron e Oficina de Danças Afro-Brasileiras com Kátia Bueno. Oficina Capoeira: Escudo (Abadá Capoeira) Sonoplastia e Iluminação de Patty Aranha. Cartaz de Gustavo Monteiro e Arte Gráfica de Marcelo Masselani. Coreografia: Maria Angélica Urbano Adaptação e Co-Direção de Mateus Angelo e Direção de Alexandre Cruz.
Faixa Etária Recomendada: 14 anos
Mais Informações: (19) 3817-1058