terça-feira, 31 de maio de 2011

Ensinamentos dos pássaros ...

Estava caminhando na rua de uma cidade grande e passei por uma calçada que me chamou a atenção. Uma loja de animais. Araras lindas em uma gaiola. Algo me levou para dentro da loja para ver os outros animais. Me assustei com a quantidade de pássaros que nunca imaginei que existiam. Venho do interior de São Paulo, conheço vários pássaros, mas esses ... nunca vi, nem em livros. Até que o proprietário me explicou a origem de alguns pássaros. E fiquei preocupada em saber que vinham de tão longe. Pergunto: Mas você tem permissão do IBAMA? E ele responde: Tenho, claro! E me mostrou o cartão. - E quanto custa esse pássaro? - 7 mil reais. E tenho vários clientes. (Diz orgulhoso)


Sempre me assusto com o valor que dão à vidas nessas lojas. Muitas vezes pode-se comprar filhotes por 5 reais. Qual é o valor de uma vida?

Como é fácil reproduzir vidas e vende-las. O dinheiro em troca de vidas, de ESCRAVIZAR VIDAS em troca do luxo de tê-las em casa.

Pedi permissão para fotografar os pássaros e para tocar meu apito. Permissão concedida. E fiquei ali, quase 2 horas. Quando toquei meu apito indígena eles se voltaram a mim. Alguns começaram a cantar e ficamos ali. Nos olhando, sem palavras, mas dizendo tantas coisas...

Algo me impressionou: o OLHAR !

Passava de gaiola em gaiola e cada pássaro lia minha alma pelo olhar. Senti vontade de chorar, imaginando esses pássaros voando livremente e lembrando de como eu gosto de olhar para o céu e ver pássaros voando.

Um deles se aproximou da gaiola, me olhou com doçura. Ele não estava triste, sabia seu destino e me olhou com amor. Apesar de tudo... COM AMOR !

Foi difícil sair da loja. Me despedi com lágrimas mas sorrindo para os pássaros que me ensinaram tanto em tão pouco tempo. Fiz uma oração e me despedi na esperança de revê-los um dia, voando livremente...